A farsa dos 9x2

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Ir para: navegação, pesquisa

O jogo é uma farsa

Até hoje a única notíca que foi possível encontrar sobre essa suposta partida foi vinculada no Superesportes, com a suposta entrevista do jogador do Cruzeiro, então Palestra Itália.[1]

O problema é que nessa mesma notícia existe uma incoerência que faz duvidar que a entrevista tenha ao menos acontecido. O jogador Ninão, do Cruzeiro, afirmou ao Estado de Minas, anos após a goleada, que os jogadores do clube celeste queriam evitar um novo título do América, por isso não se empenharam na partida. Uma vitória da Raposa daria a taça ao Coelho, recentemente coroado com o decampeonato. Porém o Atlético foi campeão em 1926, sendo impossível o 11º título consecutivo do América.

A informação foi criada e disseminada por indivíduos descompromissados com a verdade, com o objetivo de criar argumentos para discussão entre torcidas rivais.

Outro fato que salta aos olhos é que a foto que circula na internet com a suposta reportagem do jogo, está escrita em fonte arial, letra esta que foi inventada apenas em 1982 por Robin Nicholas e Patricia Saunders. Ou seja, a imagem foi feita muitos anos depois à suposta partida e modificada para parecer envelhecida.

O futebol da época do suposto jogo

  • As leis que regem o futebol foram elaboradas pela International Football Association Board (IFAB) em 1938.
  • No dia 12 de março de 1933 era realizada a primeira partida de futebol profissional do Brasil, pondo fim ao regime amador

Vídeo contestando o placar

Cruzoeiro

Referências

  1. Superesportes
Deixe o seu comentário